Publicado por: ipanemaemcena | Setembro 6, 2007

Vida Nova à Bossa-Nova

Há 50 anos, havia a primeira apresentação de bossa-nova no Rio de Janeiro, estilo que havia sido criado em reuniões de músicos como Carlos Lyra, João Gilberto e Roberto Menescal. Depois de meio século, há quem diga que virou coisa do passado e que ela nunca voltará a ser a mesma.
Não é isso que alguns moradores de Ipanema pensam. Na loja Toca do Vinícius, localizada na Rua Vinícius de Moraes, dá para ver como a bossa-nova ainda está viva no Rio de Janeiro. Lá são vendidos materiais de todo o movimento, desde CD’s, vinis, livros até souvenirs. O local realiza ainda eventos que contam com shows em tributo ao estilo musical, sempre com casa cheia. Inclusive dia trinta deste mês haverá apresentação de Emmanuel Donzella homeageando Wanda Sá.
bossa3.jpg
Segundo vendedores da Toca, os jovens são os principais consumidores, principalmente na compra de camisas – que custam de 20 a 30 reais – ,que trazem frases marcantes do poeta que dá nome à loja, como “alegria é a melhor coisa que existe” e “a vida é pra valer”, escolhidas, principalmente, pelos casais. Há também um pequeno museu com peças raras e originais de Vinícius de Moraes e outros artistas da bossa-nova. O bar Garota de Ipanema, localizada na mesma rua que a Toca, também realiza shows com freqüência, quando triplica a venda de chopp.

Apesar de na Toca do Vinícius a bossa-nova estar em alta, muitos acham que o estilo já não faz o mesmo sucesso que no passado e deve ser lembrado apenas como marco de uma época. Entre eles está Luiz Roberto Oliveira, criador do site Clube do Tom: “O estilo teve seu tempo. Agora, a bossa-nova só deve ser praticada como lembrança de uma época. Não faz mais sentido criar novas canções.”

Porém, novos compositores como Rodrigo Maranhão e Marcelo Camelo revivem a bossa-nova no século XXI. Esta renovação está conquistando uma legião de fãs, a maioria deles jovens. Camelo e Maranhão, além de já terem gravado músicas do estilo, cederam composições próprias para outros artistas, como Maria Rita.

Fato é, que tanto para jovens quanto para a “velha-guarda”, a boa música que a bossa-nova trouxe estará sempre presente em todo lugar do mundo e principalmente no bairro em que nasceu: Ipanema.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: