Ipanema entra em cena

por-do-sol.jpg

O Blog “Ipanema em Cena” irá falar, é claro, de um dos mais charmosos e nobres bairros da cidade do Rio de Janeiro. Localizado na zona sul da cidade, entre Copacabana e Leblon, possui um dos litorais mais famosos e belos do mundo. Fundado em 1894, o bairro centenário hoje tem o metro quadrado mais caro de toda América Latina. Devido à forte correnteza do mar de Ipanema, foi batizado, em tupi-guarani com o significado de “águas perigosas”.

O bairro ficou famoso mundialmente na década de 60 com a explosão da bossa-nova, estilo musical criado por nomes como Tom Jobim, Vinícius de Moraes, João Gilberto, Roberto Menescal e Carlos Lyra, que se reuniam no bairro para encontros musicais e pessoais. O nome do bairro deu nome ao sucesso “Garota de Ipanema”, de Tom e Vinícius, que fez sucesso mundialmente em 1963 com Astrid Gilberto, cantando em inglês, além da famosa citação em “Carta ao Tom 74”, de Vinícius de Moraes e Toquinho, com a frase “Ipanema era só felicidade”.

A nobreza de Ipanema foi confirmada pelo Instituto Pereira Passos, que divulgou, em 2003, uma pesquisa que aponta o bairro como um dos maiores índices de desenvolvimento humano do mundo. Se fosse um país, estaria à frente de países como Noruega, Suécia e Islândia. O Brasil ocupa a modesta 65ª posição no ranking, que foi baseado nos dados do Censo 2000.

A agitação de Ipanema começa nos diversos bares. Além de ser um cartão postal carioca, o bairro é um dos lugares que ditam a moda no Rio de Janeiro, e o principal point de surfistas, que encontram no mar agitado um local para se encontrar e praticar esporte.

Responses

  1. Apesar da matéria ser antiga, gostaria do endereço e telefone de Mãe Valéria de Oxóssi.
    Grata,


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: