Publicado por: ipanemaemcena | Outubro 11, 2007

Achados e um Perdido em Ipanema

Desta vez pretendo fazer uma narração da minha idéia das ruas de Ipanema – ou pelo menos grande parte – para mostrar como este jovem estudante vê este cartão postal da cidade, e por quais lugares passaria se estivesse perdido pelo bairro.

Seria um clichê se esta jornada começasse nas areias do bairro, com o nascer do sol refletindo nas lentes dos óculos escuros. Por esse motivo resolvi começar por um lugar que tivesse a referência de começo de tudo. Nos tempos medievais, todo lugar que tivesse considerável importância tinha um portão enorme, para mostrar como seria o início de tudo.

Quando criança imaginava Ipanema como o final do Leblon, um bairro de passagem para chegar em Copacabana, bairro onde moro há anos. O bairro de Ipanema recebeu um presente de grego, construído em 96, dado pelo até então prefeito César Maia. Um Obelisco gigante, de 22 metros, batizado carinhosamente pelos moradores de ‘Obelisco do César Maia’. Seria engraçado se não fosse uma construção cara (U$100mil), e que na época de criança me assustava pela feiúra.

obelisco.gif

Pois bem, pulemos esta parte. Ipanema começa, na minha visão, com duas ruas abre-alas para a diversidade de gostos. A primeira delas é a Paul Redfern, onde fica o Lord Jim Pub, que nada mais é que um típico pub inglês, que vende chopp importado (R$15) destinado aos saudosistas bretãos. A segunda é a Rua Henrique Dumont, onde se encontra o Ducas, casa de sucos com muito estilo, e diferente de tudo no bairro, tudo é barato. O burgerlone (um hambúrguer com queijo provolone) é o rei dos lanches do lugar, e mantém uma legião de súditos apaixonados pelo seu sabor, e como não dá para negar, sou um deles. O sanduíche não custa mais de quatro reais.

lord-jim.jpg

Dando continuidade a esta turnê por Ipanema, chego à Barão da Torre, no Porcão Ipanema. Sempre fui fã de churrasco, e por esse motivo não resisti em incluir esta tradicional churrascaria do rio neste roteiro por Ipanema. O Rodízio custa caro, mas o custo-benefício compensa. Principalmente quando a picanha é servida entre as mesas do local, durante uma partida de futebol no telão do Porção, que mede 2 metros de largura e altura. O preço é um pouco salgado, toda esta regalia custa 63 reais. Além de todas as carnes e buffets, a churrascaria oferece uma sala V.I.P. para 50 pessoas sentadas, para aniversários e eventos.

Para dar uma pausa na comida, o melhor lugar para ficar por dentro de tudo é a Livraria Letras & Expressões, que combina a classe de uma livraria com o estilo informal da banca de jornal. A livraria conta com um cyber-café de primeira qualidade, para trabalhar ou até mesmo checar e-mails com o sabor de um café expresso feito na hora.

letraseexpressos1.jpg

A despedida desta passagem por Ipanema precisa obrigatoriamente passar pela Avenida Vieira Souto, para curtir um entardecer de tirar o fôlego. A caminhada pode ser acompanhada por uma água-de-coco, ou então, para os boêmios, um chopp em qualquer quiosque da praia, que custa em média 2 reais e 50 centavos.

Se perder em Ipanema é um programa que todo carioca deveria fazer um dia. As recomendações estão dadas, porém quem se perde pode achar outros lugares a serem descobertos ainda. Uma coisa é certa, cada pessoa tem um trajeto favorito por Ipanema, o meu está aqui, pode não ser o mais recomendado, mas é uma garantia de aproveitar um pouco do que o bairro tem a oferecer.


Responses

  1. Criatividade Graças a Deus não falta né meu garoto. Bom o título. Vcs têm que divulgr esse site melhor, da pra divulgar mt coisa interessante sobre o bairro a garotada vai se amarrar.
    abç


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: